A escatologia (doutrina das ultimas coisas) é um dos assuntos mais comentados nestes últimos dias, principalmente por aqueles que acreditam que Jesus está voltando para arrebatar a sua igreja, mas existem outros eventos que estão diretamente ligados ao arrebatamento que precisam da nossa devida atenção. A manifestação do anticristo é um deles (1jo 2:18).
Mas quem será o ANTICRISTO? Quando ele se manifestará?
Primeiro vamos compreender o significado do termo anticristo, segundo o dicionário, anticristo é uma denominação comum no NT para designar aqueles que se oponham a Jesus Cristo. O termo anticristo ocorre apenas quatro vezes na bíblia, todas elas nas cartas do apostolo João. As passagens são 1 Jo 2:18, 2:22, 4:3 e 2 Jo 1:7, onde o termo anticristo é definido como um “espírito de oposição” aos ensinamentos de Cristo. O cristianismo crê no entanto que este “espírito” seja uma personificação de um “messias demoníaco” que virá últimos dias. É bom lembrar no entanto que por ser um “espírito de oposição” o anticristo já vem atuando há muito tempo na história, se olharmos para o livro de Daniel nos capítulos 8 a 11, veremos a atuação do espírito do anticristo através de Antíoco Epifânes.
Epifanes governou a Síria de 175 a.c a 164 a.c sua crueldade e intolerância religiosa fizeram dele um tipo de futuro anticristo, no cap. 11 o mesmo Antíoco Epifanes é descrito como “homem vil” que não tinha quaisquer direito a dignidade real, por ser filho menor de Antíoco, o grande, mas obteve a coroa usando-se de lisonjas. À proporção da sua glória se multiplicou a sua ignomínia: E a sua alta elevação foi mudada em luto...e o rei (antioco epifanes) dirigiu suas cartas, por mãos de mensageiros, a Jerusalém, e a todas as cidades de Judá: mandando-lhes que seguissem as leis das nações da terra. E proibisse que o templo de Deus se fizessem holocaustos, sacrifícios, e oferta em expiação pelo pecado. Outrossim, mandou que se edificassem altares, e templos, e que se levantassem ídolos, e sacrificassem carne de porco. A pressão de Antíoco sobre os judeus, cada vez mais cruel, culminou no décimo quinto mês de quisleu (dezembro), quando uma gigantesca estatua de Zeus Olimpio foi colocada atrás do altar de sacrifício, e os pátios do templo transformados em lugares lúbricos bacanais (festas de orgias). Os que se recusaram a obedecer os decretos reais fugiram ou morreram, milhares foram sacrificados, e nessa conjuntura irrompeu a revolta dos macabeus, repleta de atos heróicos. Os registros históricos confirmam as sombrias características de Antíoco Epifânio. Ele foi considerado um louco sanguinário pelos historiadores gregos e um fomentador de intrigas entre o seu reino e o do Egito. Sua vida em relação ao judaísmo foi uma blasfêmia contra o próprio Deus (levantar-se-á contra o príncipe dos príncipes – Dn 8:25).
Sobre Antioco Epifanes, ninguém tem duvidas, dele ter sido um carrasco ao povo de Deus e um tipo de anticristo. Sabemos que o mesmo espírito que operou em Antíoco, operou em Hitler, Sadan Hussen e operará no próprio líder mundial que se levantará para governar as nações, e tal como Antioco, o ultimo governante mundial alegará ser um deus, perseguirá os judeus, fará cessar os sacrifícios judaicos e será um personagem maligno. Quando o anticristo emergir, será reconhecido e aceito por causa da sua habilidade como pacificador. Como líder da confederação multinacional, ele imporá a paz a Israel e ao Oriente Médio, iniciando e reformulando um tratado de paz para Israel.
No decorrer dos séculos, cristãos e judeus fieis seguiram a exortação do Senhor de “orar pela paz de Jerusalém”(Sl 122:6) mas a falsa paz do anticristo não é a “paz de Jerusalém”. O tratado ou aliança de paz do anticristo só trará uma paz superficial à região. A principio ela poderá ser eficaz e reconfortante, mas não durará. Depois de três anos e meio ela será quebrada e os gritos de alegria substituídos por gritos de aflição. A paz de que Israel desfrutará por três anos e meio se transformará tragicamente numa paz falsa e num prelúdio de um tempo de angustia incomparável, quando dois de cada três israelitas morrerão na terra (Zc 13:8). Este tempo também é chamado na bíblia de o “tempo de angustia para Jacó”. No livro do Apocalipse o Senhor nos revela que durante este tempo ninguém poderá vender ou comprar se não tiver a marca da besta (666), que será imposta pelo anticristo como sinal do seu domínio sobre as pessoas (Ap 13:17). È neste contexto que Jesus Cristo, o REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES, aparecerá no céu com grande poder e glória, montado no seu cavalo branco e seguido pelas milícias celestiais (Mt 24:30; Jd 14). Jesus virá em socorro de Israel que neste momento estará sendo perseguido pelo anticristo, Paulo diz que Cristo pelo sopro da sua boca destruirá o anticristo e o lançará no lago de fogo, juntamente com o falso profeta e a besta (2Ts 2:8; Ap 20:10)! Embora as passagens do livro de Daniel relacionadas Atioco (tipo de anticristo) tenham se cumprido literalmente, pelo fato delas se assemelharem tanto ao ultimo líder mundial no que diz respeito ao seu caráter, à sua ação em fazer cessar os sacrifícios e a outras qualidades, muitos pensam que temos aqui uma sombra do que ainda se cumprirá.
No N.T o apostolo Paulo nos ensina que o anticristo não poderá se manifestar antes que o meio que o detém seja retirado da terra:
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
No N.T o apostolo Paulo nos ensina que o anticristo não poderá se manifestar antes que o meio que o detém seja retirado da terra:
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; (2Ts 2)
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; (2Ts 2)
Esse meio que detém a manifestação do anticristo é o Espírito Santo, mas que brevemente sairá da terra, por ocasião do arrebatamento, quando conduzirá a igreja eleita, santa e imaculada à presença de nosso senhor e salvador Jesus Cristo. Portanto meus amados irmãos (as) estejamos vigilantes em oração pois a qualquer momento a trombeta soará e nos seremos arrebatados!
Jonilson Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário