Sinceramente, ninguém pensa muito antes de mentir, mas quando se trata de pecados que envolvem o sexo e similares, geralmente pensamos e muito. Talvez Deus não se importe tanto com o pecado da mentira, afinal mentir é um “pecadinho”. Ele certamente tem pecados muito maiores para se preocupar.
Vocês não acreditaram nisso, acreditaram? rs
O que é mesmo pecado?
Agora falando sério, pecado é pecado! Independentemente de qual ele seja. Achar que existem pecados grandes e pequenos é pura ilusão. A definição de pecado é muito simples: desvios moral do ser humano que o leva a uma conduta ofensiva aos olhos de Deus. O pecado impede o relacionamento com Deus. Tudo começou lá no Éden com a desobediência de Adão e Eva (Gn 3), e como somos descendentes deste ilustre casal, herdamos sua natureza pecaminosa. Pra resolver o problema Deus enviou seu filho que nos justificou através de sua morte expiatória.
Pecados sexuais
Os pecados sexuais talvez sejam os mais difíceis de resistir, isso não significa que eles tenham um caráter melhor ou pior que os outros, eles apenas são mais “prazerosos”. A grande verdade é que no geral o pecado sempre é muito agradável, ele não se apresenta diante de nós com uma aparência ruim ou desprezível, pelo contrario, sua aparência sempre é muito convidativa.
Estamos acostumados a ouvir discursos hipócritas sobre os pecados sexuais como se estes fossem piores que os demais pecados. Os fariseus da nossa época resolveram hierarquizar os pecados e colocaram os de ordem sexual no alto da pirâmide. Na visão destes “mestres”, mentir, provocar discórdias, invejas, iras e etc. são pecados menos importantes e, portanto mais fáceis de Deus perdoar. Deus certamente não partilha deste pensamento, afinal a luz da Bíblia o pecado está relacionado a tudo o que é contrario a vontade de Deus, portanto, pecado é pecado e não tem tamanho, rs.
Você não costuma se cobrar tanto quando mente, mas quando comete algum pecado relacionado à sexualidade, parece que o mundo desaba sobre sua cabeça. Isso acontece porque nossa consciência moral foi treinada para achar que os pecados de ordem sexual causam um dano maior que os outros, o que não é verdade.
A sexualidade em si não é pecado, mas as pessoas abusam e pervertem o sexo, usando o de modo pecaminoso, errado, impróprio. Quase todos os pecados nós vencemos, enfrentando-os, encarando-os, tendo como base a palavra de Deus, mas quanto aos pecados do sexo, deles a
Bíblia diz: “foge”.
Todos são iguais
Uma das grandes armas que o inimigo tem usado nestes últimos dias é a imoralidade sexual. Suas principais vítimas são os jovens e adolescentes, que cada vez mais estão expostos a todo tipo de material que os incita a praticarem este tipo de pecado. Isso não significa que somos um problema para igreja ou que pecamos mais que outros irmãos. Embora os casos de pecado nesta área se concentrem mais entre os jovens, ninguém está imune a estes pecados.
Vencendo o pecado
Todos pecam, mas o grande segredo para se vencer o pecado está em como encaramos as nossas fraquezas. Se você estiver se escondendo de Deus por causa do seu pecado, como fizeram Adão e Eva, certamente mais difícil será pra você vencer-lo. Deus não vai condenar-lo ao inferno por ter pecado, mas você com certeza se auto-condenará se continuar a se esconder da graça divina. Não pense que porque você agora é uma nova criatura nunca mais você irá errar o alvo, isso é pura ilusão! Embora tenhamos passado pelo processo do novo nascimento, o pecado sempre está batendo a nossa porta e nem sempre conseguimos dizer não para ele.
E quando eu o deixo entrar, o que acontece? O desejo de Deus é que não pequemos, mas quando pecamos não somos desprezados por Deus. Os outros podem até lhe condenar, mas Deus continuará a amar-lo. O perdão de Deus sempre está disponível para aqueles que humildemente reconhecem que pecaram. Não se prive da benção do perdão.
Sexo antes do casamento continuará sendo pecado. A hipocrisia de achar que a fornicação é pior que outro pecado continuará. Milhares de jovens continuarão sendo afastados de Cristo por aqueles que deviam ajudar-los.
Mas...
A graça de Deus continuará superabundando no coração daqueles que aproximam da fonte inesgotável de perdão: Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Joni Pinto