27 junho 2011

Circuncisão?


A lei da circuncisão foi dada a Abraão quando ele tinha 99 anos. Deus associou a circuncisão a duas grandes promessas: 1º ele faria dos descendentes de Abrão uma grande nação, 2º daria a ele uma terra como herança. A circuncisão (retirada do prepúcio) é realizada no oitavo dia de vida, também chamada de Berit Milá (Berit significa pacto). Os judeus que negligenciavam este mandamento não podiam participar das festas especiais.

Na igreja primitiva houve grande discussão a esse respeito. Alguns judeus convertidos acharam que todos os cristãos convertidos, deviam passar pelo processo da circuncisão para participar das bênçãos em Cristo. Paulo resistiu a essas idéias, e pregava a salvação pela fé para todos (RM 3.28-30; GL 5.2, 6, 11; CL 3.11).

A aliança da circuncisão é um sinal exterior de pertencer ao povo de Deus (GN 17.10-14). Mas essa marca exterior não vale nada sem a atitude interior de fidelidade e obediência ao Senhor (DT 10.16; RM 2.25-29). Não basta apenas remover o prepúcio, é necessário abrir o coração para Deus, removendo todas as reservas, pretextos, segredos e incredulidades; assumindo uma verdadeira aliança com o Senhor.

Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós e a tua semente depois de ti: Que todo macho será circuncidado. E circundareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós. “O filho de oito dias, pois, será circuncidado...” (Gn 17.10-12).

Além de ser um sinal exterior da aliança abrâmica, a lei da circuncisão apontava para a nova aliança no sangue de Jesus:

"Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá... porei a minha lei no seu interior, e as escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Jr 31.31,32).

Essa nova aliança não era para ser como a velha, mas um acordo completamente novo que substituísse a lei mosaica. Deus não escreveu a velha aliança em um papel novo, Ele fez através do sangue inocente de Jesus um novo acordo, e este novo acordo não foi escrito em pedras ou papéis, mas foi escrito em nossos corações; com diferentes termos, condições e bênçãos.

"Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de UM MELHOR CONCERTO, que está confirmado em melhores promessas; porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo; estabelecerei um novo concerto com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo o concerto que fiz com seus pais...; dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar” (Hb 8.6,7, 8, 9,13).

A nova aliança no sangue de Jesus oferece para nós um novo caminho para o perdão; não através de sacrifício animal, mas através da fé. Esta fé é gerada pelo Espírito santo em nós, e nos possibilita não somente a crer em Jesus, mas também a viver segundo os termos e condições da nova aliança. Pois uma vez que cremos em Jesus e assumimos um compromisso com Ele, nossas atitudes devem manifestar o caráter de Cristo em nós.

Jonilson Pinto
Fonte: Algumas partes retiradas do site estudosdabiblia.com.br

Nenhum comentário: