26 junho 2011

Todos peCam!


Em poucas linhas quero tratar de um tema muito relevante para todos nós; trata-se da capacidade natural que todos possuem para pecar, isso mesmo, todos possuem a capacidade natural de pecar.

Embora estejamos salvos em Cristo e libertos do poder do pecado, isso não significa que perdemos os desejos pelas coisas erradas. Se olharmos para dentro de nós veremos os velhos desejos, embora mortificados pelo poder do Espírito Santo, ainda presente.

Então, a obra operada por Cristo em nós não é completa? É claro que é! A obra de Cristo que é a nossa reconciliação com Deus está completa, mas estamos crescendo em Cristo, ou seja, estamos nos tornando semelhantes a Cristo; e nesse processo a presença de Cristo é tão forte, quanto a pressão do pecado.

Observe o que Paulo escreve:

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13.

E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24.

..., que quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano. Efésios 4:22.

Quando aceitamos a Jesus, os nossos desejos pecaminosos são mortificados pelo poder do Espírito Santo e a nossa velha natureza é crucificada. Entretanto, isso não significa que nunca sentiremos esses desejos novamente. Somos libertos, e o pecado não exerce mais domínio sobre nós, porém ainda temos a inclinação natural para o erro.

Enquanto vivermos nesta terra, o desejo de pecar habitará em nós mortificado pelo Espírito Santo. É por isso que devemos buscar forças espirituais em Deus para vencer o pecado, pois não estamos livres de pecar. Diariamente precisamos combater o pecado que se insurge contra nossa alma (1Pe 2:11). É uma luta diária que só pode ser vencida se estivermos alicerçados na Rocha Eternal.

Não tente combater o pecado por suas próprias forças, pois isso apenas irá gerar em você cansaço e letargia. Aprenda a viver dependente do poder do Espírito Santo; pois é através do poder dEle que nos afastamos do apelo do pecado e o consideramos derrotado.

Devo alertar-lo que nem sempre teremos vitoria nessa luta, algumas vezes iremos fracassar, e quando você fracassar não desanime, use o seu fracasso para fazer escolhas melhores no futuro. E lembre-se, o amor de Deus por você, sempre será maior que o pecado.

Joni

Nenhum comentário: