É possível ser santo?
A expressão, ser santo, nem sempre é bem compreendida ou aceita. Muitos vêem a santificação como algo inacessível, e duvidam que seja possível alguém viver-la plenamente. Porém, isso não é verdade!
Deus nunca exigiria dos seus filhos, algo que eles não pudessem dar. Se Deus pede que sejamos santos, é porque é possível ser santo (Lv 20.7). Ora, se a benção da santidade está ao nosso alcance, porque então iríamos negligenciar-la?
Paulo em 1 Tessalonicenses 4.7, diz o seguinte:
Porquanto Deus não nos chamou para impureza, e sim para a santificação.
Ser santo ou separado, não significa viver isolado ou agir como se não estivéssemos no mundo. Deus não quer que você se esconda do mundo para manter-se santo. A vontade de Deus é que sejamos puros, mesmo vivendo entre os impuros.
Não é o ambiente que nos torna santo, somos nós que santificamos o ambiente. Você não precisa viver 24hs dentro da igreja para demonstrar santidade. O que torna alguém santo aos olhos de Deus, não é o tempo que se passa em ambientes supostamente sagrados, mas são as atitudes corretas que tomamos quando o pecado bate a nossa porta.
Porque ser santo?
Quando éramos do mundo, vivíamos segundo o sistema corrupto que controla o mundo, mas agora que estamos salvos em Cristo, devemos viver segundo os padrões estabelecidos por Deus em sua palavra. Não somos mais controlados por nossas vontades carnais, agora quem está no controle é o Espírito Santo. Portanto nossas ações devem demonstrar que estamos sendo transformados conforme a imagem de Cristo (RO 8.29).
Não podemos mais viver da maneira pecaminosa que vivíamos antes da nossa conversão. Quando éramos escravos do pecado ele nos dominava, mas agora que Cristo nos libertou, as nossas atitudes devem ser para glorificar a Cristo. Você está morto para aquela velha vida! A vida que você vive agora é exclusivamente para Deus.
Portanto, se quisermos viver em comunhão com Deus, não podemos manter qualquer relação com o pecado. A partir do momento que assumimos um compromisso com Deus, o pecado deixou de ter domínio sobre nós (RO 6.14), pois fomos feitos servos de Deus.
Pense nesse versículo:
..., sem santificação, ninguém verá a Deus (Hb 12.14).
Como ser santo?
Você não precisa passar longas horas meditando para alcançar o estado de santidade que Deus exige de nós. Também não é mantendo uma aparência exterior desleixada que você conseguira ser santo. A santidade que Deus requer de nós, começa de dentro pra fora, e ela só é possível através de uma vida de submissão ao Espírito Santo.
Sem submissão ao Espírito de Deus, é impossível viver em santidade. Você não pode alcançar a santificação por seus esforços naturais, a obra da santificação só é possível através da ação do Espírito Santo. É Ele que através da palavra da verdade, produz um efeito purificador em nossa mente e em nosso coração (Jo 17.17).
A santificação não é um processo instantâneo, mas progressivo. Todos os dias é preciso entregar-se mais ao Senhor, para que Ele nos molde de acordo com sua vontade (Lc 9.23). É através de um convívio diário com Deus que somos transformados conforme a imagem de Cristo.
A vontade de Deus é que sejamos santos, como Ele é santo, mas isso só é possível na medida em que nos entregamos aos domínios do Espírito Santo, pois é Ele quem realiza a obra da santificação. Quanto mais submisso a Ele você se tornar, mas parecido com Cristo
Ele te tornará.
Jonilson Pinto
4 comentários:
"Quanto mais submisso a Ele você se tornar, mas parecido com Cristo Ele te tornará."
Não tenho nem o que acrescentar ou tirar.
Que o Senhor continue lhe acrescentando cada dia mais graça.
Grande abraço.A Paz do Senhor seja contigo.
Olá Joni!
Gratificante encontrar seu blog. Parabéns pela proposta e pelo conteúdo nele exposto. Já estou seguindo!
Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.
www.hermesfernandes.blogspot.com
Te espero lá!
Obrigado Lucas Marin!
Deus o abençoe sempre!
Joni
Gratificante ter-lo aqui, irmão Hermes.
Obrigado pelo comentário.
Joni
Postar um comentário