Um grande desafio para juventude cristã é manter-se fiel a Deus diante das propostas do inimigo. Não é fácil resistirmos à tentação de experimentar o pecado, pois sua aparência sempre é desejável; o diabo nunca irá nos testar com algo que consideramos desprezível ou de pouco valor, ele sabe exatamente o que desperta nosso interesse; o diabo sabe, por exemplo, que o homem gosta de dinheiro, mulher, ele sabe que mulheres gostam de homem, que gostamos de comer, beber, festejar. Então, ele usará exatamente aquilo que desejamos ou que gostamos para nos tentar.
Os nossos desejos não todos maus, existem os desejos bons também. Porém, o diabo não tem interesse em satisfazer os nossos bons desejos, o propósito dele é colocar-lo em situações que favoreçam aqueles desejos íntimos que lhe causam mal, e que você não tem coragem de compartilhar com ninguém. Não é atoa que quando você menos espera aparece aquele “amigo” que há muito tempo você não via com um convite irrecusável, você nem estava pensando “naquilo”, mas...,
José é um exemplo perfeito de fidelidade. Quando a mulher de Potifar tentou seduzir-lo, ele não permitiu que a tentação maculasse seu caráter. Mas não pense que foi fácil para ele resistir à tentação; observe a situação: José gostava de mulher, a mulher de Potifar não era feia, ela estava seminua na frente dele e eles estavam a sós na casa, a oportunidade perfeita; porém, a tentação sexual não era maior que o sentimento de fidelidade a Deus.
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? (GN 39.9)
Ser fiel a Deus é uma escolha que precisamos tomar diariamente; a todo o momento somos postos a prova, e cabe a nós escolhermos entre ser fiel a Deus ou satisfazermos os nossos desejos. Não é uma decisão fácil, e geralmente as circunstancias favorecem a decisão errada, e se torna mais difícil ainda quando vemos pessoas em quem nos espelhamos agindo totalmente contraria ao propósito de Deus, mas você não é produto do meio! O propósito da sua vida é a glorificação de Deus. Deus deseja ser honrado através da sua fidelidade. Por isso não abra-mão de viver uma vida integra e fiel ao Senhor.
Os frutos da sua fidelidade podem ate demorar a aparecer, mas um dia a semente irá germinar e os frutos irão brotar. José viveu 17 anos como escravo no Egito, dois deles na prisão, foi humilhado, abandonado, desprezado, mas em nenhum momento ele deixou de ser fiel a Deus. E quando o tempo da colheita chegou Deus o elevou ao posto de governador do Egito. Se por ser fiel a Deus você esta sofrendo agora, não se entristeça e nem desanime. O tempo da colheita vai chegar para você também!
Bem está, servo bom e fiel. Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. (Mt 25.21)
Jonilson Pinto